O Projeto


O projeto Canto do Conto é o desdobramento do projeto de pesquisa “Narrativas quilombolas na Chapada Diamantina”, que, por sua vez, é a ampliação de uma pesquisa realizada no município de Piatã em 2006, onde foram identificados mitos e personagens folclóricos locais como: Livusia, o Mão-Espinhosa, o Pilão da Madrugada, o Menino da Ponte, entre outros. Posteriormente, o material foi utilizado em escolas locais da educação infantil. A pesquisa ganhou o Prêmio Anísio Teixeira – Educação, da FAPESB. Nesta nova etapa, o campo de pesquisa continua inserido no Território Cultural da Chapada Diamantina, deslocando-se para as comunidades quilombolas do município de Lençóis. Os objetivos são coletar as histórias e mitos locais e analisar o significado dessas histórias para a população produtora. Além dos contos coletados em Piatã, já foram catalogados outros, referentes as comunidades de Remanso e Iuna, a exemplo da história do “Boi Roubado”.

Neste contexto, o projeto traz como proposta a capacitação dos estudantes na arte da contação de histórias e a disseminação das historias da chapada pelas escolas publicas municipais de Salvador. A capacitação dos estudantes ocorrerá em dois espaços simultâneos. O primeiro espaço foram os seminários realizados no IHAC, com a participação de pedagogos, psicopedagogos, arte-educadores e escritores de livros infantis. O segundo espaço, as apresentações das histórias nas escolas públicas. 

Os contos são dramatizados através do teatro, musica, fantoches, “dedoches” e outras técnicas. A ideia é trazer para as crianças outras referencias, diversa daquelas apreendidas através dos livros didáticos ou dos clássicos da literatura infantil.

Para os estudantes do IHAC que pretendem trabalhar com arte, educação, psicologia, psicopedagogia e outras áreas, esta será uma oportunidade de experimentar a prática de maneira lúdica e responsável. 

Conheça nossa equipe


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments