Pela primeira vez o Projeto Canto do Conto se apresenta na LBV


Grupo se prepara para apresentação na LBV
No dia 4 de agosto de 2014, a primeira segunda-feira do mês, as estudantes da Ufba, Rosângela Barbosa, Jéssica Ndukwu, Cris Adder, Olívia Nascimento e Izabela de Azevedo apresentaram o conto “A Porquinha Chiquita”, do projeto Canto do Conto (extensão do grupo de pesquisa “Narrativas quilombolas da Chapada”), na Associação, localizada na Rua Porto dos mastros, na Ribeira, para crianças de 6 a 12 anos.

Grupo interage com as crianças
O conto “A Porquinha Chiquita” narra a história de uma porquinha que após muito tempo vivendo com um feirante foi vendida a um fazendeiro e ao chegar à fazenda era excluída por outros animais que para justificar, diziam: “quem anda com porcos, farelos come”. A ideia central apresentada é a de que se deve respeitar o próximo e a de que as aparências podem enganar, pois Chiquita por ser uma porca é vista muitas vezes como um animal sujo, o que na verdade não é o caso e isso é trazido no conto através de uma conscientização para as crianças, mostrando ainda o quanto é importante a reciclagem, ação desempenhada pela porquinha, quando ao ver que os outros animais jogam todo o lixo onde ela fica, começa a separar todo o material.

 Bem recebidas no espaço, as integrantes do projeto passaram quase todo o dia e tiveram a oportunidade de não só se apresentarem, mas, de conhecer o espaço, as crianças e ainda, de almoçar com os educadores e funcionários.  

Durante as apresentações as crianças ficaram muito atentas e no final tiveram a oportunidade de interagir com as personagens, a narradora, e ainda expressarem que aprenderam com a história a não maltratar os amiguinhos, não jogar lixo no chão e reciclar.

Após o bate-papo foi muito abraço! Abraços para todos os lados e quando passavam pelos corredores as crianças gritavam chamando pelos bichinhos. Foi possível identificar que eles adoraram a experiência do primeiro contato com o grupo e em contrapartida, o grupo ficou muito emocionado com a primeira experiência, não só em contar histórias, mas, de apresentar na Instituição.

"Sobre a LBV"

Fundada em 1950 pelo poeta e radialista Alziro Zarur, a Legião da Boa Vontade é uma associação civil de direito privado, beneficente, filantrópica, educacional, cultural, filosófica, ecumênica, altruística e sem fins econômicos, reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho nas áreas da educação e da assistência social. Em todo o país, a instituição vem ampliando as suas ações por meio de mais de 70 lares para idosos e escolas.

Para isso, aplica, com muito sucesso, em sua rede escolar e em seus programas a Pedagogia do Afeto, que norteia a educação de crianças de até 10 anos de idade, e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ministrada a partir dos 11 anos. Todo o trabalho é realizado graças ao apoio de voluntários e parceiros que, juntos, promovem a solidariedade àqueles que mais precisam. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários: